Notícias

EFICIÊNCIA EM GESTÃO

Ministério da Cidadania firma adesão ao Programa TransformaGov

publicado: 10/01/2020 17h39, última modificação: 10/01/2020 17h39
Entre as medidas, o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado visa melhorar o acesso aos serviços públicos e aperfeiçoar processos internos
20200110_Gabinete_Assinatura_do_TransformaGov_RZ_(2).jpg

- Foto: Rafael Zart/Ministério da Cidadania

Brasília/DF – O Ministério da Cidadania aderiu nesta sexta-feira (10) ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado – o TransformaGov. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de desburocratizar os serviços prestados à sociedade e reduzir despesas, além de melhorar a estrutura e processos que são desenvolvidos por cada um dos ministérios e pelas entidades vinculadas. “Essa modernização beneficia a comunidade brasileira, que vai ter qualificação nos serviços prestados garantindo maior eficiência, maior transparência, economicidade, que é tudo o que se quer”, comemorou a secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini, que oficializou o processo de adesão via plataforma digital. “Esse plano de modernização dos ministérios vem nessa direção, da qualificação do serviço público e do melhor atendimento ao cidadão”, complementou.

Conduzido pelo Ministério da Economia, o TransformaGov propõe medidas de eficiência a partir de cinco dimensões: governança e gestão estratégica; serviços à sociedade; gestão de pessoal; processos internos; e estruturas organizacionais que devem ser seguidas por todos os órgãos que aderirem à iniciativa, conforme cronograma estabelecido no acordo. “Por exemplo, no Ministério da Cidadania vamos implementar o barramento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na área de processos internos. A novidade permitirá com que os documentos que tramitam eletronicamente no SEI também sejam encaminhados eletronicamente para todos os outros órgãos”, esclareceu o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

Entre as metas definidas está a disponibilização de todos os serviços ao cidadão e uma rotina de atualização desses serviços no portal gov.br. O secretário ainda destacou outra ação do programa: a migração das modalidades de transferência de recursos para a Plataforma +Brasil - que está digitalizando os repasses de recursos da União para estados e municípios. “O Ministério tem a Lei de Incentivo ao Esporte, que está no nosso cronograma. Ela vai ser internalizada na Plataforma e com isso a pasta vai ganhar automação de processos, celeridade, transparência e controle social”, exemplificou Heckert.

O secretário de Soluções de Modernização e Resultados da Secretaria Geral da Presidência da República, Nizar Midrei, também participou do encontro para a assinatura do acordo. A pasta auxilia o Ministério da Economia na condução das ações do TransformaGov. “A Secretaria de Modernização foi criada no governo Bolsonaro com a intenção de ter no poder central uma secretaria que coordene as ações de modernização do país. Precisamos construir um país leve, eficiente, menos burocrático e voltado para o cidadão”, ressaltou.

A previsão é que até o final de fevereiro todos os ministérios tenham aderido ao TransformaGov.

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa