Notícias

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Brasil Amigo da Pessoa Idosa: 301 novos municípios são pré-selecionados

publicado: 11/12/2019 11h00, última modificação: 17/12/2019 15h16
Contemplados irão para a seleção final, para receber kits de prática esportiva
db8637c4-9433-402e-a185-6fada6f63154.jpeg

- Foto: Ronaldo Caldas

O Ministério da Cidadania divulgou a lista dos 301 municípios pré-selecionados pelo Programa Vida Saudável, na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A lista completa está disponível no portal da Cidadania. Os contemplados irão para a seleção final a fim de receber kits de prática esportiva, que incluem itens de ginástica, como tapetes e cordas, até jogos como xadrez e dama, que auxiliam no exercício cerebral e cognitivo das pessoas com mais de 60 anos. O resultado final, com os nomes das cidades contempladas, será divulgado no dia 20 deste mês.

Acesse aqui a lista com o resultado preliminar

O diretor do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem, ressalta que, além do processo de certificação, os municípios receberão apoio técnico para desenvolver ações que aumentem a qualidade de vida e ampliem o processo de socialização, auxiliando na recuperação da saúde. “Isso é muito importante para os idosos, por uma questão de saúde e socialização. Os municípios percebem isso e por esse motivo manifestaram o interesse em participar”, afirmou.

Os municípios participantes precisaram aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, uma vez que a proposta é aumentar o número de cidades que incentivam o envelhecimento ativo e saudável, principalmente das pessoas mais vulneráveis, como destaca o secretário. Segundo ele, mais de 800 cidades já aderiram ao programa. “Esse número nos surpreende. Não só pela quantidade de adesões ao Programa Vida Saudável, como pela grande quantidade de adesões que a gente teve na própria Estratégia por conta do programa vida saudável. Então, a gente saiu de cerca de 500 municípios e, hoje, na estratégia, já passamos de 800 municípios aderidos”, comemorou.

Um dos municípios pré-selecionados é Iracema, no Ceará. Para o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Cileudo Albuquerque, o projeto traz uma perspectiva positiva para a faixa etária participante. Os grupos deverão ser beneficiados pelas atividades desenvolvidas não só na cidade, mas também em distritos locais. “O Vida Saudável vem fortalecer o nosso plano de ação para estimular os idosos a praticarem atividades esportivas e incentivar ao convívio comunitário”, concluiu.

Os equipamentos serão repassados aos municípios por meio de doação direta. Além disso, o programa ofertará capacitação aos profissionais que acompanharem as atividades voltadas para os idosos.

Vida Saudável

A iniciativa é fruto da união entre duas ações do Ministério da Cidadania: a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; e o Programa Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte. A colaboração entre as duas áreas ajuda os municípios no planejamento de ações voltadas para o público acima dos 60 anos.

Saiba mais - A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é uma iniciativa do governo federal que fomenta os municípios a implementarem ações para melhorar as condições de vida da população com 60 anos ou mais de idade, por meio de apoio técnico e certificação das cidades e comunidades amigáveis às pessoas idosas. Por meio da Estratégia, o governo federal incentiva as cidades a promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo, principalmente das pessoas mais vulneráveis. O programa se divide em diversas etapas que envolvem a adesão dos municípios, a criação de conselhos, a realização de diagnósticos, a elaboração de planos municipais e a execução de ações voltadas para um envelhecimento saudável.

Por Diego Queijo

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa